terça-feira, 2 de agosto de 2011

Qualidade, Produtividade, Autocontrole e Problema

O que é qualidade?


Em qualquer atividade humana existem três elementos básicos, o produto (que pode ser um serviço), o produtor e o consumidor. Quem determina a existência do produto é o consumidor.
A qualidade de um produto implica as necessidades do consumidor ou cumprir os requisitos do processo de trabalho definidos para atingir esse atendimento. O consumidor possui um conjunto de necessidades a ser considerada como qualidade técnica, bom atendimento, rapidez, interesse do atendente, cumprimento do prazo, etc. Se nosso produto ou serviço não está apto a satisfazer as necessidades e aspirações do cliente, é porque não tem qualidade. O trabalho realizado em cada etapa da produção deve estar de acordo com os requisitos estabelecidos.
O primeiro passo a ser obter qualidade, é identificar as necessidades dos consumidores e estabelecer quais serão levadas em conta para o atendimento: assim, temos de eleger as necessidades mais importantes para o cliente, aquelas por cuja satisfação ele está disposto a pagar.
Quem pode dizer se um produto tem qualidade é o consumidor.

O que é produtividade?


É caminhar para as metas. Tudo que realizamos para atingir as metas é produtivo, e tudo o que nos afeta ou não nos auxilia a chegar mais perto delas é não produtivo.
Falar em produtividade só tem sentido se tivermos metas claras. Um indivíduo necessita de metas ou objetivos claros para que possa ser produtivo.
No que diz respeito à produtividade, o importante não é apenas fazer algo bem feito, mas sim fazer bem feito aquilo que deve ser feito e que foi escolhido para ser feito.

O que é autocontrole?


Um funcionário está em situação de autocontrole a partir do momento em que não é mais necessário supervisioná-lo continuamente, isso implica a atuação do próprio funcionário no controle de seu trabalho: ele deve ter liberdade para adotar medidas imediatas que reduzam ou acabem com problemas, caso não esteja satisfazendo as necessidades dos clientes. A essência do controle está nas medidas corretivas que são tomadas a partir da constatação de que as necessidades dos clientes não estão atendidas a contento.
O sistema de trabalho deve funcionar com estabilidade. Quando ocorrer uma variação, o funcionário deverá buscar sua causa e apresentar uma medida corretiva. O método de trabalho é estabelecido pela administração mas o funcionário dever ter o poder de fazer ajustes necessários quando constatar variações.
O autocontrole permite a cada indivíduo conquistar mais poder sobre o seu trabalho e fazer melhor uso de suas faculdades, o que por si só gera melhor desenvolvimento pessoal.

O que é problema?


Problema é o resultado indesejável de um trabalho, isto é, uma barreira de qualquer natureza que nos impeça de atingir nosso objetivo. No autocontrole ou no controle de qualidade, um problema é a diferença entre o que foi planejado (objetivos, metas, métodos) e o que foi encontrado na prática, através da checagem.
Quando um grupo de trabalho ou um funcionário estiverem atacando um problema, estarão sendo atacados os pontos que dificultam a obtenção dos objetivos. Quem diz que não tem problema já possui um grande problema, que é a falta de percepção da realidade do trabalho.
A cada novo objetivo teremos problemas a ser enfrentados, já que existe uma diferença entre o objetivo e a prática. Nos setores onde a qualidade já funciona normalmente, as equipes estarão continuamente atacando problemas.

Vocês conhecem a história do porco e do cavalo? Conhecem alguma parecida?

O porco e o cavalo

Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia ele descobriu que o seu vizinho tinha este determinado cavalo. Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo. Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário:
"Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante três dias, no terceiro dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor, será necessário sacrificá-lo".
Neste momento, o porco escutava toda a conversa. No dia seguinte deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse:
"Força amigo! Levanta daí, senão você será sacrificado!"
No segundo dia, deram o medicamento e foram embora. O porco aproximou do cavalo e disse:
"Vamos lá amigão, levanta senão você vai morrer! Vamos lá, eu te ajudo a levantar... Upa!"
No terceiro dia deram o medicamento e o veterinário disse:
"Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos".
Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:
"Cara, é agora ou nunca, levanta logo! Coragem! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos um, dois, três, legal, legal, agora depressa vai... Fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa!!! Você venceu, campeão!"
Então de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:
"Milagre! O cavalo melhorou. Isso merece uma festa... Vamos matar o porco!"
Isso acontece com frequência no ambiente de trabalho. Ninguém percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo sucesso. Saber viver sem ser reconhecido é uma arte, afinal quantas vezes fazemos o papel do porco amigo ou quantos já nos levantaram e nem o sabor da gratidão puderam dispor?
Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:
"Amadores construíram a Arca de Noé e, profissionais, o Titanic".
Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser apenas uma pessoa de sucesso. Pense nisso!