domingo, 15 de maio de 2011

Segurança Alimentar (Cartilha I - Controle de Perigos - O Grande Aprendiz)



Os donos de estabelecimentos (como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, quiosques e até os ambulantes), que se destinam a servir alimentos diretamente ao consumidor, têm uma responsabilidade muito grande com a qualidade de seus produtos e serviços, especialmente no que se refere à garantia de segurança.
A produção de alimentos com segurança exige cuidados especiais, para que se eliminem, quase na sua totalidade, os riscos de contaminação provocados por perigos físicos, químicos e biológicos a que esses alimentos estão sujeitos. 
Esse conjunto de materiais pretende auxiliar às pessoas que manipulam alimentos na implantação e implementação das Boas Práticas e do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
As Boas Práticas são um conjunto de procedimentos higiênico-sanitários instituídos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, órgão fiscalizador e regulador das atividades realizadas nesses tipos de estabelecimentos.
Por sua vez, em todas as etapas de produção, tais como resfriamento, congelamento, cocção, distribuição, é importante que haja o controle de tempo e de temperatura em que os alimentos devem permanecer, para não os expor à ação de microorganismos capazes de provocar sua deterioração. E, consequentemente, causar danos à saúde do consumidor. O APPCC é justamente um sistema preventivo no controle de contaminação alimentar, estabelecido basicamente a partir da análise de perigos e da determinação de pontos críticos de controle e de ações corretivas.
Cada cartilha trata, de forma simples, clara e bastante ilustrada, de assuntos relacionados à segurança alimentar. Controle de Perigos é a primeira, e Boas Práticas I e Boas Práticas II são os materiais que estabelecem os procedimentos básicos referentes às condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos. Controles na Produção oferece noções preliminares das várias etapas da produção visando o controle da contaminação alimentar. Há, ainda, a última cartilha, que é um guia passo a passo para implementação das Boas Práticas e do Sistema APPCC.
O conjunto de materiais serve, portanto, como instrumento de auxílio a todos os profissionais de estabelecimentos nos quais não é exigida legalmente a figura de um responsável técnico. Contudo, devido à consciência de sua responsabilidade diante do consumidor, o dono, ou outra pessoa por ele indicada, assume esse papel.
É importante ter sempre em mente que aquele prestador de serviços que se preocupa constantemente com o consumidor, procurando oferecer qualidade e, no caso de alimentos, principalmente segurança, está também garantindo manutenção e sucesso nos seus negócios.