Técnicas de Taifeiro (Continuação)

A seguir, alguns tipos de EPI:

Luvas

  • As luvas protegem das sujeiras grosseiras. Elas devem ser usadas em procedimentos que envolvam sangue, fluídos corporais, secreções, excreções ( exceto suor), membranas mucosas, pele não íntegra e durante a manipulação de artigos contaminados. 
  • Elas devem ser trocadas após contado com material biológico, além de serem removidas logo após o seu uso, antes de tocar em artigos e superfícies sem material biológico e antes de realizar outras tarefas, evitando a dispersão de micro-organismos ou material biológico aderido nas luvas. 
  • As mãos devem ser lavadas imediatamente após a retirada das luvas para evitar a transferência de micro-organismos a outras pessoas e materiais, pois há repasse de germes para as mãos mesmo com o uso de luvas. 
  • Luvas grossas de borracha estão indicadas para limpeza de materiais e de ambiente.

Protetor respiratório (respiradores)


  • Usado pra proteger as vias respiratórias contra poerias tóxicas e vapores orgânicos ou químicos, além de ser indicado para entrar em quarto de isolamento de pacientes com tuberculose pulmonar, sarampo ou varicela, doenças que são transmitidas via aérea quando inalamos os núcleos de gotículas ressecadas suspensas no ar contendo os germes. 
  • Outra indicação para o uso do protetor respiratório, de um tipo específico, é no manuseio prolongado de glutaraldeído 2% usado para desinfecção de artigos em ambiente pouco arejado, desde que este protetor tenha uma camada de carvão ativado (máscara escura). Este protetor com carvão ativado filtra gases tóxicos e odores. Seu uso também está indicado para ambientes ou atividades com odor fétido e desagradável. 
  • É de uso individual, intransferível e reutilizável. Tem vida útil variável dependendo do tipo de contaminante, sua concentração, da frequência respiratória do usuário e da umidade do ambiente. 
  • Deve ser trocado sempre que se encontrar saturado (entupido), perfurado rasgado ou com elástico solto, ou ainda, quando o usuário perceber o cheiro ou gosto do contaminante. 
  • Não deve ser feito nenhum tipo de reparo, manusear com as mãos limpas e guardar em local limpo.

Avental 

  • O avental (limpo, não estéril) serve para proteger a pele e prevenir sujidade na roupa durante procedimentos que tenham probabilidade de gerar respingos ou contato de sangue, fluídos corporais, secreções ou excreções. 
  • O avental será selecionado de acordo com a atividade e quantidade de fluído encontrado (plástico ou tecido). 
  • O avental de plástico está indicado para lavagem de materiais em áreas de expurgo. 
  • Quando estiver sujo, deverá ser removido após o descarte das luvas, e as mãos devem ser lavadas para evitar transferência de micro-organismos para outros pacientes ou para o ambiente.



Os alimentos são elementos promotores de saúde. Isso você já sabe. Entretanto, vale destacar que, se produzidos, manipulados ou servidos inadequadamente, poderão ao contrário, produzir doenças.

ATENÇÃO!

Todas as pessoas que trabalham com alimentação são consideradas "manipuladores de alimentos", ou seja, qualquer pessoa que tenha contato com alimento na recepção, no armazenamento ou em sua preparação, mesmo que ocasionalmente.

A seguir verá em termos mais gerais alguns fatores fundamentais para as boas práticas no que se refere à segurança alimentar.

xxxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário