Técnicas de Taifeiro

SENAC - CAMPOS

1º PERFIL DO TAIFEIRO

O desafio do trabalho embarcado é algo que seduz muitas pessoas. Ir trabalhar de helicóptero, ficar 15 dias em uma pequena cidade flutuante no meio do mar, a aventura das novidades que serão encontradas, a comodidade de acordar praticamente no local de trabalho, trabalhar seis meses no ano e descansar seis meses. Essa características, somadas às chances de crescimento profissional, transformam o trabalho offshore em um grande conto de fadas.


MAIS FIQUE ATENTO!


Atualmente, o mercado exige que se tenha conhecimento sobre o clima do presente e do futuro, com a perspectiva de sempre melhor servi-lo.

O profissional taifeiro deverá encantar e surpreender os trabalhadores em plataforma, fazendo com que se sintam realmente acolhidos fora de suas casas.

Nesse contexto, entra a hotelaria offshore, ou melhor, o hoteleiro offshore - profissional hospitaleiro capaz de entender e antecipar as necessidades e desejos dos seus clientes, os trabalhadores em plataforma.


O taifeiro deve sempre manter atitudes positivas, desempenhar as funções com qualidade e precisão, além de ser amável e cortês com os clientes.


Para melhor desempenhar suas funções, é primordial que este profissional esteja sempre atualizado com as novidades da área de hotelaria offshore e principalmente com as novas legislações vigentes.

O taifeiro é o profissional responsável pela manutenção de áreas de apoios da higienização, a fim de garantir o bem-estar dos embarcados.

O taifeiro deve ter postura séria e profissional, ter um bom relacionamento com o cliente, demonstrar confiabilidade e conhecimento das atividades que executa.

Neste sentido, as competências que serão desenvolvidas são:



  • efetuar a arrumação, limpeza e higienização dos enxovais, camarotes e áreas comuns, utilizando técnicas e produtos adequados e tomando os cuidados necessários com a segurança no trabalho;
  • exercer a hospitalidade com os tripulantes e com seus colegas de trabalho, agindo com ética, cortesia, clareza, objetividade e profissionalismo, a fim de satisfazer suas necessidades, superando suas expectativas;
  • aplicar as normas de Segurança, Meio Ambiente, e Saúde (SMS) rotineiramente, para garantir a sua integridade física, de seus colegas e tripulantes, bem como a segurança da plataforma.

ATENÇÃO!

O trabalho embarcado não é apenas um emprego comum, mas um estilo de vida diferente da maioria e que requer grande responsabilidade, disciplina, auto controle, comprometimento, facilidade de relacionamento e outras características para que uma pessoa possa se manter em evolução estando confinada e compartilhando sua vida com outras pessoas.


Portanto, a disciplina é fundamental, para que se possa prosperar, tanto na vida profissional quanto na pessoal.


O comprometimento e responsabilidade com o trabalho a ser desenvolvido, os treinamentos constantes que são requisitados, algumas vezes em seus períodos de folga, e a presença em todos os embarques devem ser entendidos como rotina de trabalho e de vida, para manutenção de seu emprego.


E MAIS...

O autocontrole na administração de problemas e a facilidade de relacionamento também são características fundamentais para permanência a bordo.

1.1 TIPOS DE UNIDADES ONDE O TAIFEIRO PODE ATUAR

Atualmente há diversos tipos de unidades marítimas no Brasil. Algumas são de propriedade da Petrobrás e outras, terceirizadas ou de empresas autorizadas.

Alguns tipos de unidades marítimas são:


 Rebocadores
 PA - Plataformas Auto-elevatórias
 NS - Navios-sondas de perfuração
         FPSO - Navios de produção, armazenamento
                       e rebombeamento                                           
 P - Plataformas de perfuração
PP - Plataformas de Produção














Navios de sísmicas e lançamentos de linhas



  • PRA - Plataformas de rebombeamento;
  • SS - Sondas semisubmersivas

Estas Unidades marítimas trabalham com finalidades diferentes e possuem características diferentes, inclusive no perfil de clientes.

1.2 HIERARQUIA NA HOTELARIA OFFSHORE

A hierarquia que existe dentro de uma plataforma marítima está dividida em:

Diretor   >   Gerente Geral   >   Supervisores   >   Comissários

E, de acordo com esta hierarquia, os ajudantes de cozinha, cozinheiros, padeiros e saloneiros estão subordinados ao comissário. Veja.

 Comissário


Taifeiro - Chefe de cozinha - Padeiro - Saloneiro - Operador de rádio - Operador de Rádio
                                   
                   Cozinheiro         Ajudante
                                             de padeiro
                   Ajudante
                  de cozinha
                 
                   Taifeiro
                   (Pieiro)


Conheça a seguir a hierarquia existente nos diferentes departamentos.



UNIDADES

Normalmente, dentro das unidades, os enfermeiros são os fiscais de contrato das hotelarias. Portanto, o comissário se reporta ao enfermeiro. Se forem navios, os enfermeiros se reportam aos comandantes e, se forem plataformas, ao GEPLAT (Gerente da Plataforma).

Os cargos máximos em unidades marítimas são:

Navios OIM (offshore Installaton Managing):

Já nos navios OIM, a organização de comando está estruturada em:



COMANDANTE

                           SUPERVISOR DE          SUPERVISOR DE        SUPERVISOR DE
                           MANUTENÇÃO                ELÉTRICA                    MECÂNICA 

  
Plataformas GEPLAT (Gerente de Plataformas)

Nas plataformas, as equipes trabalham de forma integrada, respeitando a seguinte hierarquia:


COORDENADOR   ---------------   Coprod 
DE PRODUÇÃO                                       

              

COORDENADOR   ---------------   Coeman
DE MANUTENÇÃO                                      

                                           
                                            
COORDENADOR   ---------------   Coeme
DE EMBARCAÇÃO                                     

                                            

COORDENADOR   ---------------   Cofac
DE FACILIDADE                                    
               

ATENÇÃO!

Os colaboradores da hotelaria não se reportam a este, e sim, ao seu comissário.


1.3 APRESENTAÇÃO PESSOAL


Apresentar-se de forma impecável, mais do que um hábito, é uma atitude de um profissional bem sucedido, que deve se vestir corretamente, sem extravagâncias. O profissional deve ser notado pela sua competência, gentileza e profissionalismo.


Portanto, a sua aparência é o seu cartão de visita, e pode refletir orgulho próprio, pelo seu trabalho e por sua profissão.


Agora que você já sabe sobre  a importância da apresentação pessoal, veja alguns cuidados fundamentais em relação à sua aparência e higiene no seu dia a dia.


  • BANHO. Um banho bem tomado demonstra respeito consigo e com os demais, além de trazer disposição.
  • AXILAS. O desodorante dever ser inodoro e não se deve usar perfume.
  • DENTES. Cuide bem da sua higiene bucal. Escovar os dentes é indispensável após as refeições, o que ajudará a manter o hálito agradável. Não se esqueça de fazer a manutenção periódica dos seus dentes, tendo sempre atenção ao bom hálito, principalmente os fumantes.
  • LAVAR AS MÃOS. As mãos devem ser bem lavadas e higienizadas, especialmente após usar o banheiro.
  • UNHAS. As unhas devem ser bem cuidadas. ao utilizar esmalte, escolha os claros, de apenas uma cor, sem flores ou desenhos. Ao primeiro sinal de dano ou manchas no esmalte, retire-o por completo de todas as unhas.
  • CABELOS. Mantenha os cabelos sempre limpos e penteados. Se tingi-los, prefira cores discretas e observe o tempo todo o retoque da tinta, para não deixar as raízes à mostra. As colaboradoras com cabelo abaixo dos ombros deverão mantê-los presos, conforme padrão definido pela empresa. Não prenda os cabelos com canetas ou afins. já os homens deverão manter os cabelos curtos, evitando penteados extravagantes.
  • BARBA. Os homens devem estar sempre barbeados.
  • ACESSÓRIOS. Não utilize, no ambiente de trabalho, pulseiras, brincos e colares indiscretos, anéis grandes e coloridos. os brincos dever ser pequenos e colados na orelha; as pulseiras devem ser finas e sem pingentes e os colares, curtos e discretos.
  • MAQUIAGEM. A maquiagem deve ser sempre leve e o batom deve ter um tom discreto.

LEMBRETE

Não fume. Fumar é prejudicial ao fumante e a quem está próximo. Ser for fumante, não fume no lugar de trabalho. E se fumar na área reservada aos fumantes. não se esqueça de lavar bem as mãos antes de retornar ao local de trabalho.

UNIFORMES

É fundamental que você esteja atento aos cuidados necessários para a manutenção do seu uniforme.
E que tipo de cuidados são estes? Conheça-os a seguir.

  • É importante manter os uniformes limpos e bem passados.
  • Uniforme desbotados, descosturados ou rasgados devem ser trocados.
  • Sapatos e meias devem ser limpos e estar em boas condições de uso.

1.4 SAÚDE E APARÊNCIA

Para cuidar dos outros é preciso antes cuidar de si mesmo. além de manter boa saúde, é preciso zelar pela aparência. Através de nossa aparência, linguagem corporal e expressões faciais, causamos impressões boas ou ruins, queiramos ou não.

ATENÇÃO

Uma aparência descuidada pode passar uma impressão de que não temos valor.

Percebeu como a sua apresentação pessoal é muito importante?

E tem mais!


Veja a seguir algumas dicas de atitudes positivas no trabalho.
  1. Trate do ferimento quando se machucar. Mantenha-o coberto para evitar contaminação.
  2. Para sua segurança, não use anéis, pulseiras e colares enquanto estiver trabalhando.
  3. Procure não utilizar celulares no bolso ou pendurados nos cintos.
Seu corpo é sua ferramenta principal de trabalho: cuide bem dele.

1.5 POSTURA CORPORAL

O corpo fala. Sendo assim, você deve passar uma imagem que represente comprometimento, atenção ao trabalho e respeito aos demais.

Portanto, coloque em prática as dicas a seguir:

  1. Mantenha a coluna ereta, a cabeça alinhada e o peso do corpo apoiado nas duas pernas.
  2. Evite ficar de braços cruzados ou com o corpo encolhido.
  3. Ao estenderem a mão para cumprimentá-lo, corresponda com um aperto de mão firme.
  4. Tocar as pessoas pode ser comum na cultura brasileira. Mas em outras culturas, o toque pode ser considerado desrespeitoso ou invasivo. Por isso, só estenda a mão se a outra pessoa o fizer antes.

1.6 HORÁRIOS DE TRABALHO

Os turnos de trabalho, na maior parte das plataformas marítimas, são 12 horas, observando então o turno diurno e noturno.

Atenção! 

As unidades têm a maioria dos tripulantes trabalhando de 6h a 18h / 18h a 6h e de 12h a0h / 0h a 12h, mas em algumas unidades podemos ter uma variação de 7h a 19h / 19h a 7h.

Os horários dos colaboradores da hotelaria são determinados pelo seu supervisor que, normalmente, entra em concordância com a da maioria da tripulação, para que se torne viável o cumprimento das atividades.

SAIBA MAIS!

A equipe da hotelaria corresponde a 10% do POB (Pessoal On Board), e a distribuição das atividades cabe ao comissário offshore. Esta é feita por um estudo, buscando uma coerência entre horários e área física, a fim de viabilizar todas as atividades a serem desenvolvidas.

2º Excelência no Atendimento



Para ser um bom taifeiro, não basta realizar bem as técnicas profissionais de acordo com o regulamento interno da embarcação; é preciso também prestar atendimento hospitaleiro.

Atender bem significa prestar hospitalidade a pessoas, tendo em vista principalmente o fato de que cada indivíduo é único e se relaciona com o mundo de forma singular. Tais diferenças individuais podem dificultar o bom atendimento. Sendo assim, é preciso ter em mente que há aspectos essenciais desse atendimento que são quase invariáveis, independentemente das características de cada pessoa ou organização.



Dicas


Atender bem significa doar seu tempo e atenção, fazer com que as pessoas se sintam acolhidas e incluídas, antecipando necessidades e criando cumplicidade.

Um bom atendimento faz a diferença!

O trabalho em uma plataforma offshore faz com que os usuários tenham uma expectativa de algo pessoal que resgate o acolhimento doméstico, propiciando a realização de um bom trabalho longe do ambiente familiar.

2.1 ATITUDE E COMPORTAMENTO

O que significa?

Atitude ............................................. Modo de proceder ou agir.
Comportamento .............................. conjunto de atitudes.

As pessoas embarcadas estão cansadas, longe de suas famílias e, muitas vezes, emocionalmente abaladas em virtude do tempo e da distância.
Portanto, é importante que cada profissional demonstre empenho na resolução das necessidades dos embarcados.

Assim, em suas atitudes, tenha sempre em mente os seguintes pontos:

1.       Seja simpático e cortês, mas mantenha-se formal, sem intimidades.
2.       Trate a todos por Senhor e Senhora.
3.       Seja rápido e eficiente.
4.       Jamais use expressões que sugiram intimidade, como”querida”, “anjo”, “meu bem”, “jovem”, “amigo”, entre outros.
5.       Cumprimente a todos utilizando “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”.
6.       Mantenha o bom humor com respeito: sorria sem gargalhar.
7.       Para lidar com reclamações:
a)      Ouça atentamente;
b)      Não interrompa;
c)       Permita que terminem de falar;
d)      Procure mostrar-se disposto a resolver o problema;
e)      Seja acolhedor e não demonstre impaciência;
f)       Caso não possa resolver o problema, procure auxílio e dê retorno ao embarcado no menor tempo possível;

8.       Cultive uma atitude proativa ao invés de reativa;

a)      Seja observador e tenha iniciativa para agir instantaneamente.
b)      Tenha bom senso para discernir seu limite.
c)       Tenha compromisso com o bem-estar dos demais.

9.       Cuide dos detalhes.

A hotelaria como um todo se resume a encantar o cliente. Assim cabe ao profissional taifeiro zelar por todo o ambiente que está sob sua responsabilidade.

10.   Fique atento à organização dos utensílios e materiais que compõem um camarote, arrumação adequado do leito, e perfeita higienização do ambiente conforme lhe é exigido.
11.   Seja criterioso na limpeza em locais, tais como, embaixo das camas, frisos e pinos das divisórias ou anteparos, bem como nas portas, partes superiores de armários e aparelhos de televisão.

Além da fiscalização efetuada pelo enfermeiro, o taifeiro também estará sendo avaliado pelos ocupantes de determinado ambiente ou setor.

"Quem eu posso ser para tornar não apenas o atendimento, mas tudo o que eu fizer, espetacularmente especial?"

2.2 TRABALHO EM EQUIPE

Em uma equipe todos trabalham por interdependência, ou seja, o sucesso das tarefas individuais depende do bom desempenho de cada indivíduo no grupo. Em uma plataforma, todos os tripulantes fazem parte de uma equipe de trabalho. Sendo assim, estão aqui algumas dicas de como trabalhar bem em equipe.

1. Seja paciente

Para agir com paciência, é bom ter em mente que cada indivíduo vê o mundo de uma forma única e nem sempre é possível conciliar pontos de vista, sendo necessário ouvir com atenção e emitir sua opinião com calma.

2. Não critique

Mesmo em situações de conflito, é preciso separar as opiniões das pessoas de seu conceito pessoal a respeito dela. Saiba avaliar a ideia ao invés da pessoa.

3. Aceite opiniões

Nem sempre é possível ter razão. Aceite outras ideias poderá melhorar o bom desempenho da equipe.

4. Faça sua parte

Mesmo em grupo, sendo o mais antigo ou mais inexperiente, tendo maior experiência na função ou não, é importante não delegar aos demais a responsabilidade que lhe cabe, mas saber dividir as tarefas.

5. Seja participativo e solidário

Procure sempre ajudar a quem precisa. Colabore para que o trabalho fique bem feito. Assim, quando precisar, não ficará constrangido em pedir ajuda.

6. Dialogue

Se algo o incomodar ou causar insatisfação, procure expressar sua opinião a respeito calmamente. Procure ouvir atentamente a outra parte para que cheguem a um consenso.

7. Evite resistência

Quando uma equipe se torna coesa, tende a resistir a mudanças e opiniões discordantes. É importante aceitar ideias fora do grupo, assim como a de que você pode errar.

2.3 ÉTICA PROFISSIONAL

A ética é um tema muito amplo e subjetivo e se apresenta em diversos campos da vida. De maneira muito genérica e simples, é possível dizer que a ética trata do que é considerado certo ou errado do ponto de vista social, da maneira como as pessoas devem ser relacionar umas com as outras. A ética é o que norteia o comportamento das pessoas.
No campo profissional, espera-se que cada indivíduo seja discreto, leal, honesto, cumpra o combinado com seus colegas e empregadores. Agindo dessa forma, criará um ambiente de respeito mútuo.

Respeite para ser respeitado.

E como agir com ética?

É muito simples! Basta fazer o exercício de colocar-se no lugar do outro.

"Como me sentiria no lugar dele? Qual seria minha reação?"

O profissional taifeiro, assim como uma camareira de hotel, estará em contato com os objetos pessoais do cliente dentro do camarote, mesmo cada cliente possuindo seu próprio armário com sistema de tranca, poderá acontecer de o mesmo esquecer ou deixar algum objeto para fora. Ao perceber situações deste tipo, o profissional deverá identificar o número do leito em que foi encontrado o objeto e levá-lo até o superior, para que o mesmo possa identificar o ocupante do leito e comunicá-lo sobre o fato, evitando assim a ocorrência de algum constrangimento.

DICAS

Na prática

  • Assuma responsabilidade pelo que disse ou fez.
  • Seja discreto: não exponha as pessoas com as quais trabalha.
  • Seja sigiloso: nunca leve adiante uma história que ouviu.
  • Seja flexível: não é possível estar certo sempre.
  • Não faça intrigas para tirar proveito das situações.
  • Demonstre disposição para o trabalho: surpreenda de forma positiva.
2.4 DIFERENÇAS CULTURAIS

Hoje em dia, não só os brasileiros estão atuando profissionalmente em outros países, como é muito comum encontrar estrangeiros trabalhando em empresas brasileiras, em função do seu conhecimento técnico específico, seu know-how.

Isto é muito comum no caso de plataformas offshore. É necessário, portanto, que alguns cuidados sejam tomados no contato com pessoas de outras nacionalidades:

  • Gestos, palavras ou atitudes considerados normais para um brasileiro podem soar como uma ofensa a um estrangeiro. Da mesmo forma, atitudes corriqueiras de um estrangeiro podem parecer esquisitas aos brasileiros e é preciso saber como agir para que esta pessoa não se sinta discriminada.
  • A espontaneidade e simpatia são a "marca registrada" dos brasileiros. É comum o contato físico com um aperto de mão, com um abraço, com os famosos tapinhas nas costas já no primeiro encontro com uma pessoa, mesmo no lano profissional. A apresentação é feita de maneira informal e até mesmo altos executivos se tratam pelo primeiro nome. Para um europeu, por exemplo, isso é inadmissível. Profissionalmente, muitos europeus preferem ser chamados pelo sobrenome, mesmo que por um colega de trabalho. O primeiro nome fica restrito ao núcleo familiar.
  • A pontualidade é outro aspecto importante, principalmente em relação aos europeus. Os horários são respeitados e a não pontualidade é considerada uma falta de educação e de respeito. Os italianos e espanhóis, por sua descendência latina, são mais afáveis, mas o mesmo não acontece com os alemães ou povos nórdicos.
  • O contato visual tem significativos diferentes entre os povos também. Enquanto para alguns o olhar não deve ser sustentado, para outros, conversar sem o contato visual pode ser considerado como falta de interesse pela conversa ou até mesmo um insulto.
  • Alimentação - algumas pessoas possuem restrições em relação a alguns alimentos por motivos religiosos, culturais ou de convicção. O tipo de alimento, de corte ou até mesmo o horário de preparação são fatores que influenciam na alimentação de determinadas pessoas e isto deve ser respeitado.
  • Outras diferenças - é importante levar em conta que, mesmo dentro de nossa cultura, a brasileira, algumas diferenças podem ser empecilhos na comunicação. Simples diferenças entre homens e mulheres, ou entre religiões podem trazer traços de preconceito e resistência. Para todos os casos, é bom sempre lembrar que, sejamos nós mais jovens, mais velhos, mais pobres ou mais ricos, mais cultos ou menos, sejamos originários do norte ou do sul, em um ambiente de trabalho somos todos iguais. Respeitar as diferenças não significa entendê-las, mas aceitá-las. Para isso, não é preciso concordar com elas.
LEMBRETE

  • Demonstre interesse quando os outros falam, ouvindo com atenção; preste atenção no que é dito e não na maneira como é dito.
  • Evite bocejar ou espreguiçar-se quando estiver conversando; isto pode sugerir distração.
  • "Com licença", "Por favor" e "Obrigado" são palavras mágicas que abrem portas e deixam todos felizes.
  • Seja sempre positivo, diplomático e flexível.
  • Evite sempre discutir política e religião em ambientes de trabalho.
  • Um sorriso sincero rompe qualquer barreira de idioma.
  • Não considere um sotaque como indício de pouco conhecimento ou falta de inteligência.
  • Nem sempre um balançar de cabeça significa compreensão.

2.5 COMUNICAÇÃO

Fazer-se entender, através da comunicação com o outro de maneira compreensível, é muito importante, em todos os aspectos da vida. Neste contexto, comunicar-se bem significa expor de maneira clara o que se quer dizer ou passar.

A forma como nos expressamos pode causar uma impressão positiva ou negativa no receptor.

Veja agora quais são os tipos de comunicação e algumas dicas importante para o seu dia a dia.

COMUNICAÇÃO VERBAL

Você viu anteriormente que o corpo fala e também como é importante passarmos uma imagem que represente comprometimento, atenção ao trabalho e respeito aos demais.

Pois bem, e o que de fato é preciso fazer para ser ter uma boa comunicação verbal?

É o que você verá a seguir.

  • Clareza do que se tem em mente antes de verbalizar.
  • Ser direto, gentil e objetivo.
  • Ter certeza de que se fez entender.
  • Falar pausadamente e em volume agradável.
  • Evitar o uso de gírias.
  • Respeitar as diferenças de cultura e comportamento, pois podem interferir no entendimento da mensagem, gerando barreiras na comunicação.
ESCUTA ATIVA

Para comunicar-se bem, é preciso saber ouvir, a fim de que a mensagem seja bem-compreendida.

Para isso, é preciso:

  • total atenção a quem fala, não o interrompendo até que termine;
  • tomar nota do que está sendo dito, se for necessário lembrar no futuro;
  • saber que a simples emissão da mensagem não significa comunicação. É preciso que seja entendida de fato.
EMPATIA

Mas, para realizar uma boa comunicação, é preciso aprender a se colocar no lugar do outro. Isso é empatia. É preciso, para isso, compreender cada pessoa a demonstrar isso.

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

A comunicação não verbal quase sempre acontece de uma maneira inconsciente. Tratar-se de mensagens enviadas e recebidas através de postura física, gestos e expressões faciais que às vezes transmitem mais que as mensagens faladas.

DICAS

  • Procure manter uma expressão tranquila e contente.
  • Seja discreto em sua gesticulação.
  • Braços cruzados podem demonstrar resistência. Deixe os braços a longo do corpo.
  • Brincar com as unhas, cabelos, roupa etc., além de sugerir desatenção, também passa uma imagem de nervosismo ou desconforto. Evite fazê-lo.
  • Procure não encarar, mas olhe a todos diretamente nos olhos. Isso inspira confiança.


E VOCÊ? JÁ PAROU PARA PENSAR NA SUA DESENVOLTURA NA HORA DE UTILIZAR SUA COMUNICAÇÃO?







O conceito de biossegurança começou a ser discutido na década de 1970 e vem se atualizando desde então.

E o que é? Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e pretação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados (TEIXEIRA;VALLE, 1996).

Essa definição é bem centrado no ambiente ocupacional, principalmente segurança no manejo de produtos e técnicas biológicas.

3.1 ACIDENTES DE TRABALHO



CONCEITO LEGAL -- É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou pertubação funcional que cause morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporária.

CONCEITO PREVENCIONISTA -- É o fato inesperado, não planejado, que interrompe ou interfere num processo normal de trabalho, resultando ou não em lesão e/ou danos materiais e/ou perda de tempo.

Você sabia que, de acordo com a lei, são considerados acidente de trabalho:

DOENÇA PROFISSIONAL --- Produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.

DOENÇA DO TRABALHO --- Adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.

Percebeu a diferença entre os dois tipos de acidentes de trabalho? Isso é muito importante! Afinal quanto mais informado você estiver, mais condições terá para propiciar um ambiente de trabalho seguro tanto para você próprio quanto para seus clientes e colegas de trabalho.

A seguir, veja tudo que você precisa saber sobre os riscos no ambiente laboral.

Legislação                                                                                                       

Os riscos no ambiente laboral podem ser classificados em cincos tipos, de acordo com a Portaria  nº 3.214, do Ministério do Trabalho do Brasil, de 1978. Esta portaria contém uma série de normas regulamentadoras que consolidam a legislação trabalhista, relativas à segurança e medicina do trabalho. Encontramos a classificação dos riscos na sua Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5).

                                                                                                                                                        

Riscos de acidentes

Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem-estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado etc.

Riscos ergonômicos

Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, movimento repetitivo, postura inadequada de trabalho etc.

Riscos químicos

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Riscos físicos

Consideram-se agentes de riscos físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes, vibração etc.

Riscos biológicos

Consideram-se como agentes de risco biológico as bactérias, vírus, fungos, parasitas, entre outros.

ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO

Ao desenvolver atividades de taifeiro, você vai lidar com material biológico, isso é, sangue, secreções e excreções e excreções corporais. Estes fluídos contendo ou não sangue podem estar albergando micro-organismos responsáveis por doenças graves virais e bacterianas.

ATENÇÃO! 

POR ISSO É NECESSÁRIO UTILIZAR AS PRECAUÇÕES-PADRÃO PARA PROTEÇÃO NO TRABALHO! OS HPIs !

Mesmo assim, os riscos de acidentes sempre estão presentes, pois há situações em que fatores gerais, como o estresse, sobrecarga de trabalho, agitação psicomotora de um colaborador e a transgressão das normas de prevenção podem ter sua participação na ocorrência de acidentes como exposição a materiais biológicos.

SAIBA MAIS

Doenças virais, como AIDS e a Hepatite B, podem ser inibidas na sua transmissão através de ações profiláticas, com a vacina e imunoglobina, no caso da Hepatite B, e atiretrovirais, com diferentes composições e indicações, no caso da AIDS.

Hepatite pelo vírus B - 6,30%

Hepatite pelo vírus C - 1,8%

HIV - 0,3% percutânea
        - 0,09% mucosa

Você já deve saber que os germes são seres vivos extremamente pequenos, não sendo possível vê-los a olho nu. e que, para serem visualizados, é necessária a ajuda de um microscópio. Por isso são chamados de micro-organismos ou micróbios = micro (pequeno) bio (vida).

Estes micróbios são classificados em: 


  • protozoários;
  • fungos;
  • vírus;
  • bactérias.
O contato de uma pessoa com micro-organismos não significa, obrigatoriamente, que esta pessoa possa desenvolver doenças. Muito pelo contrário; o homem, os animais e as plantas não apenas convivem com os germes, mas dependem direta ou indiretamente deles. Todas as áreas da terra que reúnem condições de vida são habitadas por micro-organismos e as pessoas sempre convivem com eles; inclusive no próprio corpo, onde eles auxiliam na proteção da pele e mucosas contra a invasão de outros germes mais nocivos. Estes seres vivos minúsculos decompõem matéria orgânica, transformando-a em sais minerais prontos para serem novamente sintetizados em substratos nutritivos que formarão os vegetais do qual homem e animais se alimentam.

ATENÇÃO

MANTENHA SUAS UNHAS CURTAS E AS MÃOS SEM ANÉIS PARA DIMINUIR A RETENÇÃO DE GERMES.


O homem (hospedeiro) e os germes (parasitas) convivem em pleno equilíbrio. Somente a quebra desta relação harmoniosa poderá causar a doença infecciosa.

Como explicado anteriormente, durante o desenvolvimento do trabalho de taifeiro offshore, muitas vezes entra-se em contato com material biológico. Estes materiais biológicos podem estar alojando micro-organismos, por isso, os fluidos de tripulantes ou de equipamentos e ambiente que tiverem contato com eles, podem ser considerados como potencialmente contaminados por germes transmissíveis de doenças. Por não se saber se os germes estão ou não presentes nestes equipamentos, é melhor sempre considerá-los como contaminados.

Desta forma, na rotina de trabalho é necessário sempre estar consciente da importância da proteção na manipulação de materiais, artigos, resíduos e ambiente sujos de sangue e/ou secreções.

ATENÇÃO!

O USO DAS PRECAUÇÕES-PADRÃO, QUE SÃO CUIDADOS E EQUIPAMENTOS QUE IRÃO BLOQUEAR A TRANSMISSÃO DE MICRO-ORGANISMOS EVITANDO A NOSSA CONTAMINAÇÃO, A DOS PACIENTES E DO AMBIENTE DE TRABALHO, É ESSENCIAL E OBRIGATÓRIO.

3.2 PRECAUÇÕES-PADRÃO

Estudaremos a seguir as precauções necessárias no seu dia a dia como profissional taifeiro, que farão toda diferença para a sua proteção e dos seus clientes. Não se esqueça destes procedimentos!

LAVAGEM DAS MÃOS


A lavagem das mãos é a principal medida de bloqueio da transmissão de germes.

Deve-se lavar as mãos sempre, antes do início de uma atividade e logo após seu término, assim como fazemos em nosso dia a dia antes das refeições e após a ida ao banheiro.

DICAS

MANTENHA SUAS UNHAS CURTAS, E AS MÃOS SEM ANÉIS, PARA DIMINUIR A RETENÇÃO DE GERMES.

MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS CORTANTES E DE PUNÇÃO

Ao manusear, limpar transportar ou descartar agulhas, lâminas de barbear, tesouras e outros instrumentos de corte, o profissional deverá ter cuidado para não se acidentar. A estes materiais chamamos de instrumentos perfurocortantes.
Eles devem ser descartados em caixas apropriadas, rígidas e impermeáveis, que devem ser colocadas próximo à área em que os materiais são usados.
Agulhas usadas das seringas descartáveis não devem ser removidas com as mãos, nem quebradas, assim também como o inox ou a bandeja entortados.





        

4 comentários:

  1. Ja que vc entende tanto do trabalho embarcado, e o taifeiro tem que ser tao perfeito no seu trabalho, porque esse salario e tao desvalorizado???
    Uma das funcoes essencias numa embarcacao, tendo que suportar varios costumes e manias. Sem contar com os descasos das empresas e com o sindicato que nao faz nada.

    his.azevedo@hotmail.com

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  2. Muito bom este trabalho de divulgação eu, não conhecia,bem explicativo. www.hotelselmamota.com.br

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  3. Gostei ,bem detalhado.

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