Livro (Relações Humanas)


VIVÊNCIA ATUAL

As vezes o nosso caminho está cheio de dificuldades, resistências, barreiras e obstáculos que nos amedrontam e nos faz querer recuar. É importante saber como chegar até o fim e não se deixar vencer pela tormenta, temos que saber contorná-las lançando mão de processos mais positivos; não esperar que outros lhe abram o caminho. A pergunta é: Como no entanto, estar apto para quebrar resistências e derrubar as barreiras ou os obstáculos que se interponham entre você e o seu objetivo?
O êxito está à vista de qualquer um. Se você não o vê é porque está atrás de uma cortina espessa. Saia detrás da cortina. afaste-a para um lado. Dê um passo à frente. Esse primeiro passo será no sentido de se recusar a aceitar as coisas como são. O segundo será mudar de posição, mudar do lugar onde se colocou até agora. Sim. Se o lugar onde está, a coisa não faz sentido, mude de lugar. Se não é capaz de mudar sozinho, estas páginas o ajudará. Não alimente ilusões, entretanto. Não basta lê-las para alcançar o êxito. Elas apenas lhe mostrará a maneira de alcançá-lo. Afaste imediatamente de si a idéia de que é incapaz de alcançar o sucesso na vida. Lembre-se de que a vida tem seus limites e talvez não haja um "amanhã". Assim, o tempo de começar é AGORA.
Se você puxar a cortina e depois de dar um passo à frente não gostar ou não se sentir capaz de prosseguir avante, volte outra vez para detrás da cortina. Tem liberdade para assim agir. Contudo, vale a pena experimentar e depois de dar o primeiro passo, tentar o segundo, o terceiro, o quarto e prosseguir até quando não possa mais recuar. Então, você estará no caminho do ÊXITO. Estas páginas lhe ajudará muitíssimo a vencer a batalha da vida. Depois da leitura de cada página, você começará a ver o mundo de outra maneira, bastante mudado. Mas, o mundo é sempre o mesmo. Você é que estará se renovando.

RENOVAÇÃO MENTAL

Ninguém é mais forte do que você

Estas linhas prezado leitor, tem como objetivo, levá-lo à conquista do êxito, fazendo com que você mesmo aumentar a sua vitalidade, sua capacidade de pensar e agir, seu sucesso, sua saúde. Mostra como você pode utilizar as suas grandes e naturais fontes de resistência, suas reservas físicas e psicológicas e começar assim uma vida nova, plena de realizações.
Para conseguir o tão almejado êxito, você terá que, em primeiro lugar, estabelecer um rumo, traçar um objetivo. Em seguida, começar por onde começaram todos os que, até hoje, no decorrer dos tempos, mudaram alguma coisa no mundo. Como dar vida melhor para minha família, para mim mesmo, para os meus semelhantes?
- Comece como Deus começou - eis uma resposta. Quando Deus quer que cresça uma árvore, Ele planta uma semente; quando quer dar a um povo dias melhores, faz brotar uma nova idéia no cérebro de um ou mais homens; quando quer construir um Universo, começa com o átomo. Tudo começa com coisas pequenas. É agradável, essencial mesmo, sonhar grandes sonhos, mas a esperança não brota só de sonhos. A ação é imprescindível.
Todas as grandes realizações começam pequenas. Para compor uma famosa sinfonia, o músico começou estudando as escalas. Para chegar à teoria da relatividade, o sábio estudou a tabuada. Seja você quem for, tudo quanto vier às suas mãos para fazer, faça-o bem. Qualquer pessoa pode sustentar a esperança de fazer alguma coisa para enfrentar as suas necessidades e mudar o curso da sua vida. A história mostra que homens aparentemente indistinguíveis de milhões que o cercavam, revolucionaram o mundo e mudaram o seu curso.
Há, no homem, capacidades e poderes que estão além da nossa compreensão. Através de um raciocínio positivo podemos encontrar a sabedoria para perceber o que podemos fazer, e força para fazê-lo. Por pouco importante que possa parecer, por pouco preparado que possa ser, por impossível que um problema se possa mostrar, é fácil adquirir-se esperança quando se olha de novo para as grandes transformações. Assim, aprendemos a não desprezar as pequenas coisas, os pequenas movimentos, as sementes talvez das grandes renovações. Embora possam parecer sombrias as perspectivas, a única escuridão que devemos temer é a escuridão dentro de nós mesmos.
O ser humano, apenas um frágil mamífero, desde o alvorecer do primeiro dia, viveu cercado de criaturas infinitamente mais bem preparadas para a luta pela existência. Algumas pesavam toneladas e mediam dezenas de metros de comprimento, enquanto outras possuíam dentes afiados como grandes lâminas de serrar madeira. Outras ainda, invisíveis ao olho humano, se multiplicavam num ritmo alucinante.
Embora o homem só pudesse viver em circunstâncias muito especiais, na terra seca entre altas montanhas e o mar, os seus inimigos não consideravam nenhuma montanha alta demais, nem mar tão profundo que não pudessem penetrar. Cedo o homem compreendeu que espécie de competidores tinha que enfrentar para defender a sua posição desde que apareceu em cima deste ponto escuro perdido em alguma parte do Universo.
Os grandes monstros daquele tempo devem ter achado graça ao verem essa pequena mutação da natureza fazer os primeiros esforços para caminhar sobre os membros superiores. Mas... onde estão agora esses arrogantes senhores que governavam o mundo naquela época? Desapareceram e só podemos encontrar alguns nos museus.
No decurso de centenas de séculos o homem tornou-se o senhor incontestável de toda a terra, do mar e do ar. Em breve o será de todo o Universo. E tudo isso foi conseguido por criaturas que não tinham vantagem alguma sobre os seus inimigos, exceto o dom do raciocínio.
A natureza, entretanto, tem o seu código de leis, inexoráveis, e contra as quais não há apelo. Ela nos dá tudo generosamente, mas em troca exige que respeitemos seus preceitos. Quando o homem abre mão de sua capacidade de raciocínio, do seu espírito de luta, da sua vontade consciente, isso resulta em sofrimento.
- Onde está o caminho para sair-se desse horrível estado de coisas? - Na consciência de que somos todos fortes, dotados das mesmas possibilidades. Uma vez compreendido de que esta deve ser a única saída, cabe-nos comportar-nos como nos comportaríamos se estivéssemos em um navio cujo destino não conhecêssemos.
Uma vez compreendido isto, teremos dado o passo mais importante para a solução do problema que é a base de todas as dificuldades. Estas linhas, prezado leitor, pode fazer muito por você. Nele você encontra uma solução racional para todos os seus problemas, aprende como livrar-se da tensão nervosa, como vencer o medo, como educar a vontade, como aumentar sua energia, como ter mais saúde, como adquirir confiança em si mesmo, como formar uma personalidade, forte, madura e cheia de êxito.
Tudo o que escrevemos até hoje, em todas as nossas obras já publicadas, tivemos um único objetivo: levar ao homem, a todos os homens e muito principalmente aos que sofrem, aos que se perderam e aos que ainda não se encontraram, a felicidade, a paz interior, o bem-estar, a capacidade de vencer os obstáculos, a firmeza, o êxito na vida. Acreditamos que estas linhas podem levar o leitor à realização de suas mais caras aspirações. Cada qual desses elementos. A vida sorri apenas àqueles que lutam e se preparam para vencer. Para vencer, entretanto, não basta uma aspiração vaga, o sonho impreciso, mas o anseio ardente, tenaz, de atingir um objetivo previamente determinado. Então, tudo se organiza em torno desse objetivo, tudo concorre para fazê-lo aproximar-se, tudo converge para ele. Tal objetivo deve se tornar o pensamento supremo, o que reina sobre os outros, que martela o cérebro o dia todo, um ponto luminoso que é preciso alcançar a todo custo.
Se você é um indiferente ou um pessimista nunca terá em suas mãos o controle do próprio destino. Nunca aceite o que a vida lhe oferece simplesmente. Tome aquilo a que tem direito, nunca se resignando ao destino que outros lhe traçaram. Busque novos alvos, novas metas, lute pelo seu sucesso, pelo seu êxito, mesmo que isso lhe custe grande esforço. Ninguém é mais forte do que você. Controle seus atos e sua maneira de ser. Se não gosta do seu atual emprego, não continue nele. Busque outro serviço. Se não suporta o lugar onde mora atualmente, por que continuar morando no mesmo lugar? Procure outra casa imediatamente. Se não gosta de viver financeiramente apertado, procure outro meio de ganhar a vida. Você permanece estacionário porque aceita as coisas da maneira como se apresentam. Transformando o seu modo de pensar e agir, poderá transformar tudo o mais. Nunca é tarde para começar.

ESTAGNAÇÃO E ASCENSÃO

Um Guia Para a Ação

Uma verdade irrefutável ressalta em toda a economia da vida humana: é a de que o homem tem que lutar. É na ação construtiva, é pela luta que o ser humano encontra satisfação para as suas necessidades e as suas grandes esperanças.
O homem que se dedica à realização de qualquer coisa capas de satisfazer alguma necessidade social, encontra satisfações que o animam e o sustêm nos momentos de dúvidas e incertezas. Ninguém jamais conseguiu tornar-se forte no alheamento, na inatividade. Aquele que trabalha, que se esforça com ânimo e valor, estão despertando em sim mesmo cada dia, novas energias e propósitos, como que poderá conquistar novas vitórias. O poder humano se consolida redobrando-se o esforço e não reduzindo.
Quando um homem dedica a um grande empreendimento todas as suas energias, encontra a verdadeira realidade da sua missão na vida. O esforço persistente, a ação construtiva, o anseio de superação, oferecem lições que não se encontram nos livros, nem no testemunho dos outros. Todos os que venceram foram gigantes do trabalho, da persistência, da coragem, do entusiasmo e de força de vontade.
A grande maioria que encontramos por toda a parte queixa-se de suas condições pouco lisonjeiras, de fatalidades que se julgam vítimas, enfileirando entre as causas de sua situação, ao sistema social, o capitalismo, a política, a falta de apoio, etc... Bem poucos admitem a própria culpabilidade como causa de suas desditas.
Se a essa grande maioria que só sabe queixar, perguntássemos que medidas haviam tomado para remediar seus males e modificar a conduta, poucas, muito poucas mesmo, seriam as que se houvessem empenhado com esforço para alcançar uma situação melhor. A maioria nos teria afirmado estar à espera de algum emprego público, ou à espera de alguém, ou ainda, de alguma nova situação para conseguir o tão almejado melhoramento. Tais pessoas são as realmente fracas e necessitam permanentemente de alguém que as anime e conforte. Retardadas, mal conseguem apanhar algumas migalhas do banquete da vida. Não compreendem que não é na inatividade ou nos fracassos dos seres humano que encontramos suas expressões mais autênticas, mas em seus triunfos e em suas realizações. Um indivíduo somente possui personalidade, quando consegue ser mais do que uma voz social, quando “realizou” alguma coisa.
O homem tem um natural medo da morte. Para ele, a vida é considerada como o maior dos bens que quem quer que procure apoderar-se da sua terra, dos seus alimentos, da sua água, do seu dinheiro, das coisas indispensáveis à vida, torna-se seu inimigo mortal. Como os animais selvagens que se entre devoram nas florestas, também o homem luta constantemente pela sua conservação.
A conquista das matérias-primas pelo homem civilizado tem o mesmo objetivo que a conquista, pela fera, da presa que a impede morrer de fome. A luta pela vida exige uma atividade constante do corpo e do espírito. Essa lei de combate é tão fundamental como a da adaptação. A vida só se conserva e progride pelo esforço, pela luta. Por mais penoso que seja esse esforço, o homem nunca deixa de empregá-lo para a conservação da vida. Mesmo quando a vida o tortura, o maltrata, ele procura conservá-la.
Para continuar a viver, o homem aceita a escravidão de um emprego miserável no fundo de uma mina de carvão sem ar e sem luz, aceita o trabalho embrutecedor de um escritório, foge desonrosamente perante o inimigo, luta sem esperanças contra uma moléstia incurável. A primeira obrigação que é imposta ao homem, pela estrutura do seu corpo e da sua consciência, é a de manter a vida.
A tendência para a conservação da vida aparece, entretanto, menos irresistível no seu aspecto consciente do que no seu inconsciente. Entre todos os animais, só o homem prefere, por vezes a morte à vida. Suicida-se ou cria hábitos de existência equivalentes ao suicídio. É guiado mais pela inteligência do que pelo instinto. O princípio de conservação nem sempre inspira a sua conduta. Quando a vida deixa de ter valor, ele se suicida. Já, nesse estado, está morto espiritualmente.
Para conservar a vida, não basta ao indivíduo abster-se de destruí-la. Importa, igualmente, torná-la mais profunda, mais alegre, mais ousada. É preciso lutar, lutar sempre, pois essa é uma condição essencial de todo ser vivo e mesmo dos chamados corpos brutos.
Só a luta permite a ascensão do homem. Aos olhos da natureza ela é suprema virtude, a fraqueza, o pior dos vícios. O fraco está destinado ao sofrimento, à decepção, porque, em verdade, a vida só ama o forte. A história dos animais e dos homens mostra claramente que o fraco não tem qualquer direito, inclusive o de viver sobre a terra dos seus antepassados. A natureza não tem qualquer comiseração pelo fraco. Favorece, pelo contrário, o lutador, o entusiasta, o que busca o êxito, o que se dispõe a viver dura e perigosamente.
A força que o indivíduo precisa ou necessita, é a que se traduz na capacidade de suportar a fadiga, as intempéries, a fome, os desgostos, aos cuidados, o ânimo forte, a capacidade de luta e a determinação de não aceitar a derrota. Essa força, entretanto, só pode ser conseguida pelo esforço cotidiano, obstinado, esforço inconsciente do coração, dos vasos, das glândulas endócrinas, de todos os sistemas anatômicos. É preciso aprender a dominar as emoções, o nervosismo, a vencer a preguiça, o comodismo, a timidez, a deixar de lado as ideias de que a sorte não o ajuda, que foi marcado pelo destino, etc.
Ao ler um livro como estes muitos se entusiasmam com a profundidade do seu conteúdo, a precisão das ideias, a simplicidade da exposição. Isto, entretanto, não basta. Uma obra como esta não é apenas um símbolo de fé, mas um guia para a ação. É, pois, necessário compreender que o principal de um livro como este não é a letra, mas, a sua essência, o seu espírito revolucionário.
Qualquer um pode aprender uma teoria como a que pregamos, mas, assimilar a sua essência e praticar as suas normas, já é mais difícil. Conhecemos muitas pessoas que praticam tais normas de conduta, sem nunca as terem estudado. Nuca leram um simples folheto sobre o assunto. Não obstante, em sua prática, aplicaram as regras certas.
O mais importante no estudo dessa matéria é experimentar-se a sim mesmo, na maneira de abordar a solução dos problemas que se apresentam hoje, agora, nas diversas esferas da vida. Tomemos qualquer exemplo na vida diária: suponhamos que um indivíduo perde de repente tudo o que havia acumulado durante anos e anos, ou se desemprega num momento difícil em que a família mais necessita do seu apoio. Que fazer nessa emergência?
O modo de proceder mais simples consiste em analisar friamente a questão, o problema, e reiniciar a luta. “Sorrir quando tudo vai bem, é fácil. Difícil é sorrir quando tudo vai mal”. Onde se conhece o homem de luta é precisamente na maneira de encontrar uma solução acertada para as dificuldades, sempre mantendo a sua fibra, o seu entusiasmo, a confiança em si mesmo, o seu espírito de luta.
Os conhecimentos aqui ministrados representam como que uma chave que dá a possibilidade de resolver os problemas. Somente dá a possibilidade, mas não a resolve. Dá a possibilidade de encontrar mais facilmente a solução adequada, mas não é uma receita para todos os casos da vida. Na maneira de resolver, na maneira de enfrentar as situações difíceis é que se vêem quem é um fraco e que é um forte.
Existem os que na realidade conhecem essas teorias e sabem aplicá-las na prática ou na solução dos problemas práticos. Há outros, entretanto, que, embora abarrotados de conhecimentos teóricos, não sabem aplicar na prática, tais conhecimentos. Essas pessoas são capazes de citar frases e mais frases bonitas, corajosas, notáveis. Mas, se, acontece qualquer coisa desagradável, verificamos que se afogam num copo d’água, perdem a cabeça, lamentam, choram, culpam o destino, os homens, o governo, etc.
Ser lutador não significa somente ler, nem estudar obras como esta. Se, para ser lutador bastasse a cada pessoa familiarizar-se com livros como este poderia fabricar lutadores à vontade. Por muito pouco tempo que se disponha sempre se consegue tempo para ler. A luta se comprova na prática, não se aprende somente estudando. E que quer dizer ser lutador? Que diferença há entre o homem comum e o lutador?
A mesma diferença que existe entre um adulto e uma criança. Todos são seres humanos, com a diferença que a criança obedece a impulsos e instintos, enquanto que o adulto age mais pela razão, pela inteligência, pela experiência adquirida. Um lutador é sempre um exemplo de força onde quer que se encontre. O exemplo é a sua melhor arma e um verdadeiro lutador nunca alardeiam a sua superioridade, mas dá exemplos.
Para o lutador as preocupações do tipo pessoal se revestem de um caráter secundário; pode ocorrer qualquer contrariedade familiar e isto não o abate. Tal filosofia de vida permite ao homem compreender plena e acertadamente a situação, organizar suas defesas e lançar-se à luta, rumo ao sonhado objetivo. Dá-lhe possibilidades de ver, compreender e assinalar com acerto as perspectivas. Tudo isso em seu conjunto fortalece o homem, tornando-o mais resistente às pequenas adversidades de caráter individual e também às outras maiores que possam sobreviver.
Um homem de luta vê as coisas de um ponto de vista mais positivo, decide-se por aspirações mais importantes, sente a vida de forma diferente. Lutador conhece melhor suas forças, oportunidades, possibilidades e recursos, sente maior vibração, impulsos mais ativos e realizadores, encara os problemas com atitude mais resoluta, aceita as responsabilidades com mais confiança. Resiste porque está certo de que triunfará, porque conhece e emprega meios mais seguros para vencer.
Enquanto o homem comum diz que a vida é uma quimera, um sonho, e que tudo se acaba com a morte e, assim sendo de nada adianta lutar, o lutador está desperto e prova a realidade da vida, da qual obtém compensações generosas; não teme coisa alguma, cumpre o seu dever e acha compensação na consciência de haver feito o melhor possível, o que constitui para ele um troféu imorredouro.
Amoldado ao hábito, à rotina, ao comodismo, o homem comum espera que o impulso e o estímulo venham de fora. Realmente, para ele, é mais fácil ser levado pela correnteza, perder-se no mar da multidão, na esperança de que as suas ambições, suas esperanças e seus propósitos sejam satisfeitos algum dia.
O homem de luta tem propósitos definidos, prepara-se melhor, exercita-se no emprego dos recursos que lhe são mais eficientes e duplica suas forças para vencer. Sabe que a vida é uma luta constante, uma incessante batalha entre as forças que debilitam e as que fortalecem. Não se preocupa com as dificuldades que venham se opuser aos seus propósitos. Não se limita apenas a comer, vestir e dormir, mas ambiciona permanentemente a superação em todos os sentidos. Sabe que não foram os que tiveram maiores facilidades que conquistaram o êxito, mas os que se esforçaram com denodo, os que lutaram valentemente contra toda sorte e obstáculos para realizar seus propósitos.
O homem comum espera “de qualquer modo” realizar ou conseguir o que idealizou; confia na sorte, nos amigos, nas recomendações do deputado tal, etc., nunca lhe ocorrendo a necessidade de mobilizar as suas próprias forças e entrar rijamente na luta para a conquista das coisas boas da vida.
Pelo contrário, o lutador, o homem de luta, de ação, sabe impor-se a sim mesmo, sabe dominar as suas emoções, age ao impulso de ideais práticos e superiores, tem consciência da própria força, cria seu próprio impulso, estabelece seus rumos, traça a rota por onde deve seguir. Nada o detém. Avança confiante e chega ao ponto desejado.
É necessário compreender o seguinte: todo esforço vale a pena. O homem que deseja alcançar o êxito não aceita coisas de segunda ordem, não aceita a ideia de ficar à margem e ser tratado como objeto de segunda ordem. É necessário realmente compreender que muitas espécies de seres vivos estão perto de desaparecer porque contém muitos indivíduos dessa ordem. O indivíduo que não vive com bastante energia é tratado pela natureza como se não vivesse realmente. A seleção natural não tolera indivíduo de segunda categoria. A vida pode abater e ferir os que a desafiam temerariamente, mas é preferível ser abatido e ferido a ter de permanecer à margem do mundo e vê-lo partir adiante. Ou o homem luta ou perece.
Afirmamos que o homem dispõe de uma força superior no mais íntimo de sim mesmo e que essa força suficiente para vencer qualquer obstáculo, desde que ele conheça os métodos adequados para entrar em ação. Como utilizar esse enorme caudal de energia, eis o objetivo dessa obra. Há uma razão muito forte para examinar uma teoria como esta: é que não há outra força a que possamos recorrer. Somente ela revela possibilidades de êxito.
Dois homens de posições diferente, mas ambos cheios dessa força – um industrial e um operário – numa reunião, afirmam do mesmo estrado, que a prática dessa teoria trouxe uma solução ao seus desacertos; inimigos figadais, bem orientados, se reconciliam e passam a se respeitar mutuamente; em vésperas de desquite, um casal se transforma a ponto de tornar-se o seu lar um centro de paz e respeito; tais pessoas aprenderam a pôr em ação certo preceitos como os contidos em uma obra como esta e acertaram o rumo da vida. Conseguiram o êxito integral, ou seja, a paz interior, a felicidade.
Quando um indivíduo começa a pôr em ação suas energias interiores devidamente orientadas, uma revolução se opera em toda a sua vida: porta-se com uma coragem que não possuía anteriormente; fala com uma força e uma clareza que não seria de esperar; sua coragem, seu espírito de luta são irreprimíveis, ao contrário do que sucedia antes, quando tão facilmente se amedrontava. Vemos nele uma personalidade libertada e elevada a um nível mais alto de eficiência; acha-se preparado para enfrentar todas as emergências; o alvo dos seus esforços é viver vitoriosamente.
Vida vitoriosa, vida de êxito, significa uma vida isenta de temores, livre do sentimento de derrota, força para dominar paixões, impulsos e hábitos. Realmente, quando uma pessoa começa a pôr em ação certos preceitos como os contidos neste livro, dão-se fatos inesperados. Liberta-se das aflições e das preocupações; seus negócios melhoram, sua saúde se torna mais firme; consegue muito mais em todos os setores, com um mínimo de gasto de energias. Encontra pessoas de quem tinha medo e descobre que perdeu esse receio; algum hábito que até aí o dominava, perdeu o seu poder; pessoas que não podiam suportar, se lhe apresentam sob um novo aspecto e tornam-se amigas.
A experiência da “transformação” iniciou-se. O interesse cresce, pois o processo não se limita apenas a ele mesmo. Outros notam a “diferença” e o princípio dominante da vida principia a agir nele. Certo número de indivíduos a seu redor começam a modificar-se.
Porém, quem nos dará a certeza de que tudo isto de bom acontecerá? Só há um meio de alcançar-se essa certeza: é fazer a experiência, pôr em prática os preceitos contidos nestas páginas. E há razões para se fazer essa experiência. Primeiramente a nossa necessidade. A vida assim como a maioria leva, não tem sido um sucesso de que o indivíduo possa orgulhar-se. Assim, vale à pena lutar-se por dirigi-la melhor. Além disso, há o que os outros dizem haverem alcançado. Outras decisões já foram tomadas com menos garantias.
É necessário começar então no ponto em que nos encontramos. Só quando o homem resolve aceitar a luta é que alcança a solução dos seus problemas. Resumindo: a felicidade do homem depende da sua disposição e de aceitar a luta, da sua determinação de não aceitar nunca a derrota, da sua capacidade de enfrentar a adversidade firmemente disposto a não se deixar abater, da sua tenacidade em perseguir o objetivo traçado, da sua disposição de manter-se livre a qualquer custo.
Nesta obra, o apelo a que o Leitor se renove é constante. Pela dinamização das suas energias, o homem-passividade se torna homem-vontade e só depois dessa metamorfose é que possui condições para alcançar o ÊXITO.


(Extraído do livro, Biblioteca de ciências exatas e humanas, Vol. 3 de 1983) ***