terça-feira, 2 de agosto de 2011

Qualidade, Produtividade, Autocontrole e Problema

O que é qualidade?


Em qualquer atividade humana existem três elementos básicos, o produto (que pode ser um serviço), o produtor e o consumidor. Quem determina a existência do produto é o consumidor.
A qualidade de um produto implica as necessidades do consumidor ou cumprir os requisitos do processo de trabalho definidos para atingir esse atendimento. O consumidor possui um conjunto de necessidades a ser considerada como qualidade técnica, bom atendimento, rapidez, interesse do atendente, cumprimento do prazo, etc. Se nosso produto ou serviço não está apto a satisfazer as necessidades e aspirações do cliente, é porque não tem qualidade. O trabalho realizado em cada etapa da produção deve estar de acordo com os requisitos estabelecidos.
O primeiro passo a ser obter qualidade, é identificar as necessidades dos consumidores e estabelecer quais serão levadas em conta para o atendimento: assim, temos de eleger as necessidades mais importantes para o cliente, aquelas por cuja satisfação ele está disposto a pagar.
Quem pode dizer se um produto tem qualidade é o consumidor.

O que é produtividade?


É caminhar para as metas. Tudo que realizamos para atingir as metas é produtivo, e tudo o que nos afeta ou não nos auxilia a chegar mais perto delas é não produtivo.
Falar em produtividade só tem sentido se tivermos metas claras. Um indivíduo necessita de metas ou objetivos claros para que possa ser produtivo.
No que diz respeito à produtividade, o importante não é apenas fazer algo bem feito, mas sim fazer bem feito aquilo que deve ser feito e que foi escolhido para ser feito.

O que é autocontrole?


Um funcionário está em situação de autocontrole a partir do momento em que não é mais necessário supervisioná-lo continuamente, isso implica a atuação do próprio funcionário no controle de seu trabalho: ele deve ter liberdade para adotar medidas imediatas que reduzam ou acabem com problemas, caso não esteja satisfazendo as necessidades dos clientes. A essência do controle está nas medidas corretivas que são tomadas a partir da constatação de que as necessidades dos clientes não estão atendidas a contento.
O sistema de trabalho deve funcionar com estabilidade. Quando ocorrer uma variação, o funcionário deverá buscar sua causa e apresentar uma medida corretiva. O método de trabalho é estabelecido pela administração mas o funcionário dever ter o poder de fazer ajustes necessários quando constatar variações.
O autocontrole permite a cada indivíduo conquistar mais poder sobre o seu trabalho e fazer melhor uso de suas faculdades, o que por si só gera melhor desenvolvimento pessoal.

O que é problema?


Problema é o resultado indesejável de um trabalho, isto é, uma barreira de qualquer natureza que nos impeça de atingir nosso objetivo. No autocontrole ou no controle de qualidade, um problema é a diferença entre o que foi planejado (objetivos, metas, métodos) e o que foi encontrado na prática, através da checagem.
Quando um grupo de trabalho ou um funcionário estiverem atacando um problema, estarão sendo atacados os pontos que dificultam a obtenção dos objetivos. Quem diz que não tem problema já possui um grande problema, que é a falta de percepção da realidade do trabalho.
A cada novo objetivo teremos problemas a ser enfrentados, já que existe uma diferença entre o objetivo e a prática. Nos setores onde a qualidade já funciona normalmente, as equipes estarão continuamente atacando problemas.

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